Portugal - Nacional 2A

Links
Wikipedia

The 1st and 2nd divisions of the Campeonato Nacional Basquetebol - CNB are, respectively, the third and fourth basketball leagues in Portugal. They league were created in 2003.

**Portugal - Nacional 2A**

O Campeonato Nacional de Basquetebol é a segunda divisão da liga profissional de basquetebol em Portugal. A liga é composta por 12 equipes que competem entre si em um formato de temporada regular, seguido por um playoff para determinar o vencedor. A equipe vencedora do playoff é promovida para o Campeonato Nacional de Basquetebol, a primeira divisão da liga profissional de basquetebol portuguesa.

A temporada do Nacional 2A geralmente começa em setembro e termina em maio. Cada equipe joga 22 partidas durante a temporada regular, enfrentando cada uma das outras equipes duas vezes, uma em casa e outra fora. As seis melhores equipes da temporada regular avançam para os playoffs, que são disputados no formato melhor de cinco. A equipe vencedora do playoff é promovida para o Campeonato Nacional de Basquetebol, enquanto a última colocada da temporada regular é rebaixada para a Pró-Nacional, a terceira divisão da liga portuguesa de basquetebol.

Algumas das equipes mais notáveis ​​que competem no Campeonato Nacional 2A incluem o FC Porto, o Benfica e o Sporting CP. A liga tem uma história rica, com muitas equipes competindo por títulos ao longo dos anos.